sábado, 18 de setembro de 2010

MissingNo.


MissingNo. (em japonêsけつばん Ketsuban?), ou MissingNO (Missing Number, ou Número Ausente), é uma espécie de Pokémon encontrada nos jogosPokémon Red e Blue. Os Pokémon MissingNo. são usados por tratadores de exceções pela criadora do jogo Game Freak; eles aparecem quando o jogo tenta acessar dados sobre uma espécie de Pokémon inexistente. Devido à programação de três eventos dentro do jogo, os jogadores podem encontrar o MissingNo. através de um glitch. A espécie foi documentada pela primeira vez pela Nintendo no exemplar de maio de 1999 da revista Nintendo Power.
Encontrar um MissingNo. resulta em erros gráficos e na replicação em massa do sexto item do menu de itens do jogador; esse último efeito fez com que revistas de estratégia e de jogos passassem a cobrir os procedimentos para realizar o glitch. A IGN citou a aparição de MissingNo em Pokémon Red eBlue como um dos mais famosos glitches de videogame. Os fãs da série tentaram racionalizar MissingNo. como um elemento canônico, o que gerou discussão em estudos sociológicos quanto ao impacto dos videogames sobre a sociedade.
Desenvolvida pela Game Freak e publicada pela Nintendo, a série Pokémon teve início no Japão, no ano de 1996. O jogador assume o papel de um Treinador Pokémon, cujo objetivo é capturar e treinar criaturas conhecidas como Pokémon. Os jogadores usam as habilidades especiais dessas criaturas para confrontar outros Pokémon; algumas dessas habilidades garantem ao jogador novos métodos para navegar pelo ambiente do jogo, como através da viagem instantânea entre duas áreas.
A Nintendo documentou os eventos que resultam na aparição de MissingNo. pela primeira vez no exemplar de maio de 1999 da revista Nintendo Power, alertando que "qualquer contato com ele (…) pode facilmente apagar o seu jogo ou corromper seus gráficos". O glitch é o resultado de uma sucessão de eventos: primeiro, o jogador observa um homem demonstrando como se deve capturar um Pokémon. O jogador usa um Pokémon com a habilidade Fly (voar) para alcançar Cinnabar Island, e depois um Pokémon com a habilidade Surf para atravessar a ilha, fazendo com que MissingNo. apareça.
O encontro com o Pokémon MissingNo. é o resultado de três eventos computacionais. O primeiro evento é o sistema de batalha por encontro randômico: cada área indica valores aos Pokémon em um buffer de dados, acessado pelo jogo para que o jogador possa encontrar os Pokémon selvagens. Porém, não há valores associados a este buffer no lado direito de Cinnabar e de Seafoam Island – por isso, é utilizada a informação da área visitada anteriormente. O segundo fator é a demonstração dada pelo NPC, que temporariamente armazena o nome do jogador no buffer de dados. Isso faz com que o jogo acesse os valores hexadecimais do nome do jogador para os encontros com os Pokémon selvagens em Cinnabar eSeafoam Island. O terceiro fator é o sistema de tratamento de exceções do jogo; se o jogo seleciona um valor a partir do buffer de dados que não corresponda a um Pokémon existente, uma subrotina é desencadeada, resultando na aparição do Pokémon nomeado como MissingNo., uma redução para "Missing Number".
Assim como qualquer outro Pokémon, o jogador pode fugir, enfrentar ou capturar MissingNo.. Após encontrar MissingNo., a quantidade do item localizado no sexto slot do menu de itens é elevado a 128, e a galeria Hall of Fame Pokémon é corrompida permanentemente. Glitches gráficos temporários também ocorrem, e desaparecem após visualizar a página de estatísticas de outro Pokémon ou reinicializar o console. Um MissingNo. capturado é um Pokémon completamente funcional, aparecendo até mesmo no índice Pokémon sob o número 000. Todos os MissingNo. possuem habilidades consistentes, tipos, estatísticas e sons. Normalmente, o Pokémon aparece na forma de um "d" embaralhado, mas determinados valores fazem com que ele apareça como um dos três sprites não utilizados por outros Pokémon.
Mesmo tendo aparecido em apenas dois jogos da série, MissingNo. causou impacto significante. Chamando-o de "equívoco de programação", a Nintendo alertou os jogadores quanto ao encontro com o MissingNo. e removeu o Pokémon de Pokémon Yellow, uma versão melhorada de Red e Blue. Mesmo com o alerta da Nintendo, informações sobre como encontrar MissingNo. foram impressas em várias revistas e guias de jogos por causa de seu perceptível efeito positivo. Alguns jogadores tentaram vender "dicas" sobre como capturar MissingNo. por até $200. Em 2009, a IGN incluiu MissingNo. em sua lista dos maiores ovos de Páscoa dos videogames de todos os tempos, citando sua utilidade em replicar os itens mais raros do jogador. A IGN afirmou em um artigo relacionado que "ele representa muito sobre os fãs de Pokémon, que tomaram um glitch que poderia potencialmente destruir o jogo para facilitar a evolução de seus Pokémon".
As reações dos jogadores ao MissingNo. foram sujeitas a estudos sociológicos. O sociólogo William Sims Bainbridge afirmou que a Game Freak criou "um dos glitches mais populares da história do videogame", e citou o uso criativo da parte dos jogadores. O livro Playing With Videogames contém um estudo profundo sobre o MissingNo., que detalha a curiosidade dos jogadores ao encontrarem o Pokémon. Ele descreve a tendência em comparar as observações sobre sua aparição, e a reforçar e criticar as descobertas de outros jogadores. O livro declara que, tentando canonizar MissingNo. através de fanart e fanfiction, as comunidades fãs de Pokémon celebraram as imperfeições do jogo e tentaram posicionar o Pokémon no canônico da série. O autor do livro descreve essas circunstâncias como fatos únicos ao MissingNo., e disse ainda que sua popularidade é um caso incomum.






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